Artigos

O livro de São Cipriano é perigoso?

Bruxo ou um santo? Certo é que São Cipriano sempre deu o que falar. Saiba o porquê de tanto assombro em volta de seu livro de alquimia. E saiba também se o livro de são cipriano é perigoso ou apenas uma lenda.

Quem foi São Cipriano?

São Cipriano, bispo de Antioquia no Séc. III, morreu como o mago mais conhecido do mundo.

A história diz que, antes de sua conversão ao cristianismo, Cipriano era um mago, praticante de feitiçaria e que vendeu sua alma ao demônio em troca de favores.

Para algumas pessoas, no entanto, ele nunca existiu dessa forma retratada e tudo não passou de  uma confusão da Igreja Católica.

O livro de São Cipriano é perigoso?

Certo é que, em vida, São Cipriano deixou diversos manuscritos. O seu mais famoso, “Livro de São Cipriano”, não passa de um grimório. O qual é um livro de fórmulas mágicas e feitiços de quem pratica o ocultismo e rituais de exorcismo.

Apesar dessas palavras carregarem muito peso, na época era algo comum. Atualmente temos médicos e farmacêuticos, mas, na época, quem fazia o papel eram os magos e feiticeiros. Além de que práticas exorcistas e ocultismo eram rotineiras.

Em seu livro, são ensinadas práticas de feitiçaria e magia, além de poções para as mais diversas finalidades. A leitura se torna uma verdadeira viagem pelo tempo, podendo ser observado a maneira com que os antepassados viam as doenças e as tratavam.

Grande parte da polêmica que envolve seu livro se dá pela dualidade de São Cipriano. Por ele ter passado sua vida entre Deus e o Diabo, é sempre lembrado como alguém que andava entre a pureza e o pecado, a soberba e a humildade, a magia e a fé.

As editoras também são grandes propagadoras dessa má fama de São Cipriano. Se aproveitando da fama e burburinhos que o Livro causa, muitas edições com diversas alterações foram lançadas. Algumas para uma melhor compreensão do texto, auxiliando a leitura original. Outras, mudando os sentidos do que está escrito e, logo, a história. Isso é comum até com outras entidades como Zé Pilintra.

Versões tais como “O Livro de São Cipriano de Capa Preta” ou “Oração da Cabra Preta Milagrosa” já foram lançadas, dizendo possuir conteúdo inédito e melhorado. O que não passa de mentiras. Há apenas um livro escrito por ele. O livro da capa preta.

Portanto, sendo o livro escrito por ele ou não, pode ler, reler, ler ao contrário, que nada de ruim te acontecerá. O que não pode é tratá-lo com desrespeito. Afinal, é um livro que fala sobre a antiga sabedoria da humanidade e deve ser tratado a altura, com respeito e zelo!

Além disso há também muitos ensinamentos bons no livro e que você deveria conhecer mais afundo, caso queira adquirir a versão digital é só clicar aqui.

Comente abaixo:

Veja também

Botão Voltar ao topo